AVEIA NA DIETA, FARINHA, FLOCOS OU FARELO ?

Rica em cálcio, ferro, vitaminas, proteínas e fibras, a aveia é um ingrediente que anda dominando no cardápio das dietas de quem aposta na alimentação saudável. Além de garantir saciedade, a aveia melhora o funcionamento intestinal, facilita a digestão, reduz os níveis de colesterol ruim e controla a pressão arterial e a quantidade de açúcar no sangue.

Mas na hora de comprar vem sempre aquela dúvida ao se deparar com farinha, flocos e farelo. Mas também tem muita gente que leva qualquer uma das opções sem saber a diferenças dos benefícios entre elas.

A farinha de aveia é a parte mais pura do cereal e possui mais carboidratos. Ela se origina da parte interna do grão e suas fibras são descartadas. Rica em açúcares/carboidrato, mas pobre em nutrientes.

Já os flocos, não passa da aveia inteira prensada. Neles se mantêm as fibras e a parte interna. Ricos em carboidratos e açúcares de rápida absorção.

E por fim, o farelo que é feito da parte externa, e é exatamente nesta camada do grão que está a maior concentração de fibras betaglucanas. O farelo é pobre em carboidratos e rico em proteínas e fibras solúveis que retardam a absorção da glicose e diminuem o colesterol. Por inchar no estômago, aumentando de volume em até 30 vezes, proporciona grande saciedade.

Como se trata de uma boa fonte de fibras, seu consumo exige uma boa hidratação para evitar uma acumulação demasiada de fibras, consequentemente a prisão de ventre.

No que se refere ao índice glicêmico, este fica associado aos alimentos que são consumidos com o farelo. Vamos combinar que ingerir a aveia pura não é fácil, por isto os nutricionistas alertam para a atenção na hora das combinações. Quanto mais fibras forem consumidas, maior será a sensação de saciedade e menor será a absorção do organismo de açúcares e gorduras.

No Supermercado Badião você encontra o farelo.

Praça José Rodrigues Alves, 57 – Centro, Araguari 
(34) 3242-5491

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram