CORRIDA ZUMBI DOS PALMARES ACONTECE EM UBERLÂNDIA NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!

No próximo domingo, 20, acontece em Uberlândia no Triângulo Mineiro a Corrida Zumbi dos Palmares.

A Corrida Zumbi dos Palmares já existia na cidade e era promovida pela ONG MONUVA (Movimento Negro Uberlandense Visão Aberta) apenas como um evento social. Mas este ano a Comissão da Promoção de Igualdade Racial da 13ª Subseção Uberlândia da OAB/MG, conhecendo o evento teve a iniciativa de realizá-lo como um evento esportivo, com intuito de reunir a população de diferentes etnias, raças, religiões, não só de Uberlândia, mas de toda a região do Triângulo Mineiro. E a edição de 2016 chega fortalecida com o importante objetivo de mostrar que somos um só povo. Um momento de reflexão social por todas aquelas pessoas que um dia foram – estigmatizadas, marginalizadas, oprimidas e ainda não receberam uma compensação pelo sofrimento vivido. Um momento esportivo onde todos entenderão que as ações afirmativas não é uma ação populista, mas uma tentativa de igualar com as demais pessoas, bem como, acabar com o racismo e a discriminação.

A Corrida Zumbi dos Palmares tem o negro como pessoa principal, mas também garante os direitos das demais pessoas que passam e/ou passaram por perseguições e opressão, sejam mulheres, homossexuais, imigrantes – pessoas sujeitas à qualquer tipo de preconceito.

OAB UBERLÂNDIA

A Ordem dos advogados de Uberlândia sempre realizou um evento esportivo, porém em formato fechado, apenas para advogados e estagiários. E a parceria com a ONG MONUVA na realização da Corrida do Zumbi é um grande e oportuno momento de interação da ordem com a sociedade, uma vez que, ainda existe um receio da sociedade em procurar a OAB, seja para um consulta ou informação. E este será um momento de “abertura de portas”.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Esse ano os vereadores de Uberlândia, reuniram em assembléia e votaram definindo o dia 20 como feriado municipal.

A Corrida que tem o apoio da ONG MONUVA acontecerá no Parque do Sabiá às 8:00 de domingo, 20.
Inscrições R$60,00 – através do portal na internet: www.timeaction.com.br

Correndo de forma social, reflexiva e consciente!

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram