MANDIOCA, AUXILIA NO EMAGRECIMENTO E COMBATE O ENVELHECIMENTO!

Aipim, mandioca ou macaxeira, se ela não está em seu cardápio, saiba que você pode perder uma ótima oportunidade de potencializar seu esforço contra os quilinhos extras.  “

Por ser um alimento rico em fibras faz com que o carboidrato seja transformado em energia aos poucos”. Por isso, funciona bem para os atletas de alta performance, que precisam de pique por tempo prolongado.

É o caso do maior velocista da história, o jamaicano Usain Bolt. Perguntado sobre o segredo do filho campeão – recordista mundial dos 100 e 200 metros na Olimpíada de Pequim -, o pai, agricultor do norte da Jamaica, não pensou duas vezes: a mandioca.

E mesmo que você ainda não seja um atleta, é possível o benefício ao consumir o alimento, desde que seja com moderação.

A mandioca aumenta os níveis de serotonina – o neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação do bem-estar. Qualquer alimento fonte de carboidrato tem esse poder. Só que a mandioca é campeã, segundo o terapeuta americano John Gray, autor do livro A Dieta de Marte & Vênus (editora Rocco). Isso porque, além da alta concentração de carboidrato, as fibras (de novo, elas) ajudam a regular o funcionamento do intestino, onde boa parte da serotonina é produzida.

E com esse neurotransmissor em alta, você fica mais resistente aos efeitos negativos do stress – um deles é aumentar a produção do cortisol, hormônio que faz o corpo estocar gordura na barriga. O cálcio é outro componente de destaque na mandioca. Além de cuidar da saúde dos ossos, evita o acúmulo de gordura dentro das células – mais um ponto do tubérculo contra os quilinhos extras.

CURIOSIDADES

A mandioca que começou a ser cultivada pelos índios brasileiros, foi levada pelos portugueses para a África e, de lá, para o Oriente. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mantém uma unidade no estado da Bahia só para pesquisá-la.

E uma das descobertas durante pesquisa é que, as “dourada e a gema de ovo”, são excelentes fontes de betacaroteno e licopeno, potentes antioxidantes capazes de combater os nocivos radicais livres, que, em excesso, envelhecem e facilitam o aparecimento de várias doenças, inclusive câncer.

CALÓRICA

Realmente é um tubérculo calórico mas o segredo é substituir alimentos do grupo, como arroz, pão, macarrão e batata. E é lógico que frita não! Cozida é a opção – cheiro verde com um fio de azeite e você nem vai precisar de fôlego de atleta para queimar as calorias.

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram