ALIMENTOS QUE INCHAM SEU ABDOME!
Quem já se assustou ao subir na balança e perceber aumento de peso mesmo fazendo aquela dieta? Pior que isso é quando o ziper do jeans não fecha e você só enxerga aquele abdome distendido.
Pois bem, na maioria das vezes não é sobrepeso, é inchaço mesmo. A retenção de líquidos corporais podem ter causas diversas, desde alterações hormonais, sobrepeso, intoxicação por metais tóxicos, intoxicação por parasitas, até mesmo o consumo de algumas bebidas e também de alguns alimentos. Sim! Alguns alimentos tem o poder de provocar esse inchaço significativamente. E aí? O que você está comendo?
Vamos lá, veja alguns dos alimentos que provocam este inchaço.
O feijão que é um tipo de legume que contém um tipo de açúcar chamado alfa-galactosídeos, pertencente a um grupo de hidratos de carbono (FODMAPS).
Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides e Polyols
Os alimentos fermentáveis referidos são os carboidratos não digeridos pelo trato digestivo humano, o que provoca inchaço, diarreia e flatulência com muita facilidade.
Outro legume que provoca inchaço é a lentilhas, que por causa do seu alto valor de fibras podem causar inchaço em indivíduos mais sensíveis. Ela também é rica em FODMAPS – os açúcares que causam demasiada acumulação de gás e formam uma barriga inchada.
Água com gás é outra razão muito comum para ainda haver inchaço na sua vida. Esta bebida contém muito dióxido de carbono, um gás na sua composição.
Quando se bebe é introduzido muito gás no sistema digestivo que pode ficar encurralado nas paredes do estômago e provocar um inchaço visível e algumas cólicas.
Dê preferência para as águas saborisadas e para os chás de boa qualidade.
O trigo é outro vilão que contém a controversa proteína chamada glúten, presente no pão branco, espaguete, “pão tipo panrico”, donuts, tortilhas, pizzas congeladas, massa de quiche, croissants, bolos, chocolates, misturas de panquecas e praticamente tudo o que está na secção de padaria e “fast food” dos supermercados e restaurantes. O glúten permite agregar as moléculas do alimento e em muitas pessoas não é digerido e eliminado completamente e através das paredes do intestino delgado ele passa osmoticamente e agrega-se a todo o tipo de tecidos do organismo causando gases, diarréia, obstipação, dor e cólicas, consequentemente abdome inchado.
Substitua por: aveia, quinoa, amaranto, farinha de amêndoa ou de côco e arroz.
Os vegetais crucíferos como a couve-flor, espinafre, brócolos, nabo, rúcula, agrião, mostarda, rabanetes e couve de Bruxelas, também contém muitos FODMAPs, açucares provadores do inchaço abdominal.
Substitua por: espinafres; pepino; alface; batata doce.
As cebolas ricas em frutanos, isto é prebióticos – em outras palavras, eles têm efeitos benéficos para a saúde ao estimularem seletivamente o crescimento e a atividade de bactérias no intestino. São fibras solúveis que por si só podem causar inchaço abdominal. Evite!
Muito parecido com o trigo a cevada também contém glúten por isso pode causar aqueles sintomas.
Experimente outro tipo de farinhas de cereais. Arroz integral, quinoa ou aveia são alternativas melhores.
Queijo, leite, manteiga, iogurtes se tiver mesmo que consumir estes produtos pelo menos que sejam sem lactose. Ou escolha bebidas vegetais – côco, amêndoa, soja, arroz ou de quinoa, aveia, espelta ou kamut.
Uma das frutas mais populares do mundo, comida por milhões todos os dias também causar inchaço e outros problemas digestivos a muitas pessoas.
Ricas em frutose (também uma FODMAP) e muita fibra. Uma combinação que fermenta no intestino grosso e que podem causar acumulação de gás e inchaço.
Prefira bananas, mirtilos, tangerinas, laranjas e morangos.
Acreditem se quiser, o alho também é uma fonte rica em FODMAPs, e pode causar inchaço facilmente. Alergias ou intolerância ao alho podem vir de outros componentes daí causar outros sintomas como gás ou cólicas intensas.
Por fim, o que já não é segredo – cerveja!
Uma mistura de açúcar, fermento de cevada, trigo (e claro glúten), milho, arroz, levedura água.
Mistura fatal: Carboidratos fermentados + gás carbônico = inchaço abdominal!
Troque por vinho de boa qualidade.