APÓS CUMPRIR DIVERSAS PRISÕES DA LAVA JATO JAPONÊS DA FEDERAL É PRESO EM CURITIBA!
Sabe aquele Japa? Que “conduziu” diversos alvos da Operação Lava Jato? Isso, o “Japonês da Federal”!! Pois é, ele está preso. Que ironia, o mais “famoso justiceiro” dos últimos tempos, agora preso! Pasmem, mas o agente federal Newton Ishii, foi detido em cumprimento a um Mandado de Prisão expedido pela Vara de Execução Penal da Justiça Federal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
O agente da Polícia Federal (PF), também conhecido como “homem de confiança da PF”, foi condenado por facilitação de contrabando a quatro anos e dois meses de prisão no processo da Operação Sucuri, deflagrada em 2003.
Newton Ishii que ficou quatro meses preso, recorreu e passou a responder em liberdade. Foi afastado dos serviços pela própria Polícia Federal, sem prejuízo em seus vencimentos, mas o Tribunal de Contas da União determinou seu retorno ao trabalho.
Segundo a denúncia, os servidores públicos “se omitiam de forma consciente e voluntária, de fiscalizar os veículos cujas placas lhes eram previamente informadas, ou realizavam fiscalização ficta, abordando os veículos para simular uma fiscalização sem a apreensão de qualquer mercadoria“.
Newton Ishii que é Chefe do Núcleo de Operações da Superintendência da PF do Paraná e responsável pela escolta de presos, recorreu da decisão, mas na última semana o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em julgamento de recurso Especial, manteve a condenação dos agentes envolvidos.
Como o “Japonês da Federal” é réu primário, certamente irá cumprir um sexto da pena, o equivalente a oito meses e 10 dias e de acordo com seu advogado, é bem provável que o restante da pena seja cumprido em regime aberto, com tornozeleira eletrônica, ou em prisão domiciliar porque não existe unidade de regime semiaberto em Foz do Iguaçu.
A defesa do agente avalia a possibilidade de recorrer novamente, mas o recurso tramitaria com o Japonês da Federal preso. Isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que condenados em segunda instância permaneçam presos.
SANGUE BOM
Ishii foi citado durante conversa gravada entre o ex-senador Delcídio do Amaral; o filho de Nestor Cerveró, Bernardo Cerveró; e o advogado Edson Ribeiro. O diálogo foi divulgado em novembro do ano passado e levou à prisão de Delcídio.
Na conversa, o ex-senador se refere ao agente federal como “policial bonzinho”. Em seguida, Edson afirma que “o japonês” seria o carcereiro da PF responsável pelo vazamento de informações sigilosas da Operação Lava Jato para a imprensa.
JAPA POP
As aparições de Newton Ishii ao lado dos presos da Lava Jato lhe rendeu uma grande popularidade. Ishii chegou a ser homenageado com marchinha e máscara de carnaval.
A imagem do Japonês virou alvo de memes na internet, bem como, foi elogiada reiteradas vezes.
Eu hein? Muito mistério por detrás daqueles óculos!
Mas dá nada não, o “Japinha” já está familiarizado com a galera da prisão. Será bem recebido.
De Japa pop bonzinho , para agente corrupto da PF!
Reprodução / Internet