BACALHAU: RECEITA DE PÁSCOA E CURIOSIDADES!
Você sabia? Comer bacalhau na páscoa é uma tradição católica cristã, originada na Idade Média, e que orientava os fiéis a jejuarem e absterem-se de comer carne na Quaresma, período que vai da quarta-feira de cinzas até o domingo de Páscoa.
Esse peixe típico do mar frio da Noruega chegou ao Brasil trazido pela Família Real, em 1808, e, a partir daí, caiu nas graças e nas panelas dos brasileiros. A verdade é que, durante muito tempo, o bacalhau foi um alimento barato e fazia parte do cardápio das camadas populares e era ainda mais comum em sextas-feiras, dias santos e festas familiares. Depois da 2ª Guerra Mundial, houve uma escassez de alimentos, especialmente na Europa. A conseqüência disso foi aumento no preço do bacalhau e a restrição do consumo popular tornando o bacalhau artigo de luxo. O jeito então foi deixar pra consumir o peixe nas principais festas cristãs: Natal e Páscoa.
Mas não é só por isso que o bacalhau é tão famoso nestas datas, antigamente a Igreja Católica tinha um calendário, digamos, bem rigoroso em relação aos jejuns, era proibido comer carnes “quentes” e o bacalhau era considerado “frio”, o jejum correspondia a mais de um terço do ano sem comer carne, por isso a forte identificação religiosa. O calendário rigoroso foi sendo desfeito, mas a tradição do bacalhau continua forte, principalmente na Páscoa, data importante na religião católica.
E para esta semana vai uma receitinha de bacalhau!
FILÉ DE BACALHAU
1 kg de filé de bacalhau dessalgado
1 colher (sopa) de Colorífico Dona Clara (ou colorau in natura)
4 batatas em triângulos grossos
3 tomates cortados em triângulos grandes
2 cebolas cortadas em rodelas ou fatias
2 pimentas doces cortadas em fatias (ou pimentão vermelho)
4 ou 5 folhas de couve inteiras, para forrar a panela
150 g de cogumelos Paris in natura
½ copo de azeite
1 colher (sopa) de zimbro
1 copo de vinho branco (opcional)
Salsinha fresca picada, para enfeitar o prato.
MODO DE PREPARO
Forre uma panela que possa ir ao forno com as folhas de couve. Coloque uma camada de cogumelos. Em seguida, coloque o filé de bacalhau e despeje o vinho por cima. Salpique o colorífico. Cubra com as batatas, os tomates, a cebola, a pimenta doce e o zimbro. Despeje o azeite por cima. Cozinhe em forno médio com a panela tampada por aproximadamente 40 minutos. Quando o bacalhau estiver no ponto, deixe a panela destampada no forno, para secar um pouco os líquidos, caso haja. Salpique salsinha fresca picada na hora de servir.