BENEFÍCIOS E RETORNO DA BANHA DE PORCO!

Na cozinha da nossa avó ela era majestade absoluta, com o avanço da produção industrial ela foi substituída por óleos vegetais, produtos mais acessíveis financeiramente e facilmente encontrados. Estou falando da famosa “Banha de Porco” que antigamente era a gordura mais comum na cozinha no preparo dos alimentos.

Que ela foi substituída por gorduras processadas todo mundo sabe, mas o que ninguém sabia era que, submetidas a altas temperaturas, as gorduras processadas passam por uma alteração em sua estrutura molecular liberando substâncias tóxicas que podem levar ao surgimento de diversos tipos de câncer, além de problemas cardiovasculares.

Desta feita a troca não foi tão boa! O risco não vale a economia! Por isso atualmente a “Banha de Porco” está voltando para muitas cozinhas.

Além de não colocar a sua saúde em risco o seu alto teor de gorduras insaturadas ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares por contribuir com a regulação dos níveis de triglicerídeos e colesterol, aumentando o “bom” (HDL) e diminuindo o “ruim” (LDL) – o que evita a formação de placas.

Ela contém vitaminas essenciais, como a vitamina A (importante para os olhos, ajuda na formação de colágeno e necessária para a renovação das células), a vitamina B (responsável por regular a produção de energia e ajudam a fortalecer a imunidade) e betaína (substância relacionada à redução de componentes que causam doenças do coração e osteoporose).

Rica em ácidos oleicos do tipo ômega 3, a banha de porco é uma gordura que pode atuar também no combate à depressão.

Isso tudo sem contar que, as gorduras são fonte de energia concentrada.

Portanto, cheia de benefícios ela está voltando!

 

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram