BORRA DE CAFÉ PARA MANTER A BELEZA DA PELE!

Que o café é um ótimo aliado para nos fazer acordar todos os dias e também nos ajuda de diversas formas em nossa saúde todo mundo sabe. Mas você sabia que o nosso cafezinho de todos os dias também tem propriedades cosméticas e dermatológicas?

Hoje os principais componentes utilizados nos produtos cosméticos como cremes faciais e corporais de café são o óleo do grão verde e o óleo da borra do café. Isso porque esses componentes possuem polifenóis, triacilgliceróis, esteróis e tocoferóis e outros componentes que atuam como anti-inflamatórios e como antioxidantes.

Segundo um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, esses componentes atuam como hidratante e protetor da pele, além de estimular a síntese de colágeno e elastina, evitando maior exposição da pele aos raios solares e gerando uma maior elasticidade e resistência da pele. Isso faz com que, na indústria cosmética, o café esteja presente tanto em cremes faciais como em cremes anti-celulite.

Uma das últimas tendências tem sido o uso da borra de café no rosto e os benefícios são compensadores.

Ela pode te ajudar (e muito) a melhorar o aspecto da sua pele, ajudando a combater a oleosidade natural, cravos e espinhas e até pode usá-la como forma de clarear manchas!

Você pode utilizar a borra acrescida com óleos naturais, como o óleo de amêndoas, provocando uma leve esfoliação e removendo as células mortas. Óleo de girassol também é uma excelente opção.

E porque a borra de café clareia a pele? Simples: cafeína. Depois que coamos o café, encontramos na borra uma grande quantidade de cafeína, que atua como poderosa fonte de rejuvenescimento, além de atuar na regeneração celular. Tanto é verdade que muitos cosméticos que promovem o tratamento da pele já estão utilizando a cafeína ou o extrato de café verde.

Ela também é um remédio poderoso para espinhas e cravos. O segredo está também está na cafeína. Quando passamos no rosto, ela começa a estimular a circulação sanguínea, ativando dessa forma a regeneração celular. Se você é uma pessoa que tem a pele oleosa e acnéica, a dica é usar a borra para fazer esse controle e ajudar na prevenção, no dia a dia.

Café é rico em vitamina B e possui uma grande variedade de minerais como o potássio e o cálcio, sem contar a ação anti-inflamatória, ótimo para sua pele.

E claro que sempre podemos aumentar seu poder de ação, misturando-a com outros ingredientes, como por exemplo, o mel. Usar a borra de café com mel irá promover a esfoliação que a sua pele necessita, somada a hidratação que só o mel, um produto natural, pode te dar. É indicada para todos os tipos de pele. Se você sofre com olheiras, saiba que essa mistura pode ser usada para clarear a área dos olhos tanto quanto manchas de espinha, por exemplo.

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram