BRIGADEIRO FIT, UMA PAIXÃO NACIONAL PRA COMER SEM CULPA!
Genuinamente brasileiro o docinho de leite condensado (essa bolinha preta mais macia e gostosa do universo), que leva chocolate, manteiga e gemas surgiu na política.
Diz a lenda que sua estreia aconteceu no Rio de Janeiro há 72 anos. E não foi nenhuma vovozinha criando docinhos para festa de aniversário do neto. Por mais estranho que possa parecer, tudo começou por causa de uma campanha política.
Em 1945 o Rio de Janeiro era a capital federal, o Brasil vivia um processo de redemocratização com eleições presidenciais e o candidato da União Democrática Nacional (UDN) era o brigadeiro Eduardo Gomes.
Os comitês de senhoras da sociedade que apoiavam a campanha do “Brigadeiro” promoviam reuniões requintadas: chás da tarde, com doces variados e outras guloseimas. Dona Heloisa Nabuco de Oliveira, doceira de mão cheia e autora dessa delícia, certa feita apareceu com uma novidade: um docinho preparado com leite condensado e chocolate. Durante um chá para homenagear o candidato deu o nome de Brigadeiro ao docinho. Dona Heloisa fazia os doces mais elaborados, mas o sucesso do seu talento estourou no brigadeiro.
O “Brigadeiro candidato”, perdeu a eleição e quem ganhou mesmo foi o “Brigadeiro doce”, que conquistou o Brasil inteiro. Moderninho ou tradicional, o brigadeiro é o queridinho nacional.
E pra quem vive na restrição das dietas mas não abre mão dessa “gostosura negra”, segue aí duas receitas modernas do doce que virou tradição.
BRIGADEIRO DE BANANA
Ingredientes :
2 bananas maduras
2 colheres (sopa) de cacau em pó
4 colheres (sopa) de leite em pó
Preparo :
Coloque as banas no microondas por 2 minutos.
Amasse.
Acrescente o cacau e misture bem, em seguida o leite em pó e misture.
Coloque na geladeira por 20 minutos.
Retire, faça bolinhas e passe no cacau em pó ou na farinha de castanha de cajú.
BRIGADEIRO DE WHEY
1/2 xícara de chá de água quente
2 colheres de sopa cacau em pó solúvel
1/2 xícara de chá de leite em pó desnatado
2 doses de whey protein sabor chocolate
Nozes ou castanhas de caju trituradas
Adoçante a gosto.
Preparo:
Junte a água, o cacau, o leite em pó e o whey misture bem e depois leve para a panela em fogo brando. Adicione em seguida o e adoçante. Mexa suavemente até que o brigadeio comece a engrossar e desgrudar da panela. Reserve. Quando estiver frio faça as bolinhas e passe nas castanhas trituradas.