CAFÉ COM DOSES, PRA ESQUENTAR NESSE INVERNO!

Café – a paixão nacional e com razão! Afinal, o Brasil é o maior produtor do mundo e o segundo país em consumidores da bebida. Mas quantos já provaram os grãos de alto nível que saem das fazendas de Minas Gerais? Produtor da espécie arábica, Minas é maior estado produtor de café do Brasil, concentrando 54,3% das plantações. O auge da colheita acontece entre os meses de Junho e Julho, seu clima apropriado torna quatro regiões produtores do grão bastante prósperas para o cultivo do café, entre elas o Cerrado Mineiro.

Atualmente, outros métodos, além do coador, ganharam a atenção dos fãs da bebida. Prensa francesa, cafeteira italiana e expresso são encontrados tanto nas cozinhas profissionais como nas amadoras. Há ainda quem prefere moer os grãos na hora, contando para isso com utensílios manuais ou elétricos.

Inclusive, graças ao aumento nas variações de grãos especiais, preparação dos cafés “gourmet” e curiosidade dos baristas, o consumo tradicional daquela boa e velha xícara de café, ganhou versões diversificadas e deu um salto ganhando espaço nas cartas de drinks dos melhores restaurantes do país.

Café com bebida alcoólica, duas coisas praticamente antagônicas, juntas. Quem diria!

Enquanto um deles nos faz despertar do sono matinal, ajudando a dar conta de uma rotina inteira de trabalho, o outro nos remete à descontração, happy hour e bate papo.

Misturando sabor, elementos doces e aquele toque de álcool para alegrar quem bebe, os coffee drinks já ganham adeptos por aí.  Um público de apreciadores dos cafés especiais, disposto a experimentar novas combinações, sejam elas para refrescar ou esquentar.

Uma imersão no mundo dos cafés por entre xícaras e doses, algumas receitas a partir de combinações bem interessantes e curiosamente a informação de um coquetel clássico dos anos 1980 que está voltando à moda, por exemplo, é o “espresso martini”, feito a base de café expresso, vodca e licor de café.

Sendo assim, me convenci que a inusitada dupla não vem de hoje, mas as combinações sim, várias surgiram recentemente depois de alguns “experimentos” combinar café com água tônica, sucos de frutas, xaropes e outros ingredientes para fazer inúmeros coquetéis quentes ou frios, indo muito além da mistura clássica de café e leite. E por ser ingrediente indispensável no cotidiano brasileiro e permitir tantas possibilidades, o café vem sendo tema recorrente de conhecidos campeonatos de coqueteleira.

Algumas receitas pra conferir essa mistura no paladar

Drink elaborado com café coado, foi inspirado na cidade de Santos, que sempre teve uma forte relação com a bebida.

40 ml de licor de amendoim

30 ml de vodka

Gelo de café coado

Espuma de café ou chantilly

Mistures o licor, a vodka, coloque o gelo e finalize com a espuma chantilly ou espuma de café na borda da taça.

 

Sweet Melina (Café do Moço – Curitiba)

30 ml de vinho branco

100 ml café filtrado

35 ml suco de pêssego pura fruta

20 ml água tônica

5 ml de mel

Prepare o café filtrado com o mel. Depois adicione o suco de pêssego, o vinho branco e 3/4 pedras de gelo. Coloque a bebida na taça e finalize com a água tônica. Decore a borda da taça com mel e açúcar demerara.

 

Coffe Tonic (London 567 – Rio Preto)

50ml de gin

5 unidades de zimbro

1 rwist de limão

150 ml de água tônica

50 ml de café gelado bem suave

Coloque na taça o gelo, o gin, o limão e o zimbro. Acrescente a água tônica e por cima, delicadamente o café frio.

 

Spanish Coffe (Restaurante Flor de Sla Rio)

30 ml de café filtrado

50 ml de licor 43

2 lances de bitter de chocolate e especiarias

Twist de laranja Bahi

Bata todos os ingredientes, exceto o twist de laranja, na coqueteleira com muito gelo. Sirva em taça baloon com gelo e guarneça com twist de laranja.

E para finalizar, já que entramos no inverno, dois dos meus drinks preferidos pra esquentar.

 

Coffee Irlandês – “Irish Coffee”

Inventado na década de 1940 na Irlanda, leva café filtrado, açúcar, creme de leite e uma dose de uísque (de preferência irlandês).

75 ml de café

1 colher de açúcar (substituo pela stevia ou xitiol)

45 ml de uíque

30 ml de creme de leite

 

Coffee Cubano

2 colheres de manteiga

3 colheres de rum

2 colheres creme de leite

1 xícara de café filtrado

Pitada de sal

Canela em pó, cravo e tiras casca de laranja à gosto.

Espuma de chantylli

Bata a manteiga, misture o açúcar (stevia ou xilitol), junte o creme de leite e bata. Acrescente o rum e por fim as especiarias. Finalize com a espuma.

 

Gostando e gastando tanto com esse “papo coffee hot” que vou me estender até a Rússia, país da vodka que pode aparecer nessa combinação.

Coffee Russo

50 ml de vodka

50 ml de café

20 ml de leite condensado

1 ou 2 bolas de sorvete pistache

Para garantir uma consistência diferente em cada ingrediente e deixar o drinque com um pé no milk shake, misture vodca, café, leite condensado e sorvete na coqueteleira. Depois de bater bem, coloque o gelo e se divirta.

E aí? Qual a sua dose?

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram