CASTANHA DE BARU, BOM PARA EMAGRECER E AFRODISÍACO!

 

Não mais conhecida que a castanha-do-pará, nozes, castanha de caju e outras oleaginosas de fama e bastante consumidas, porém promove muitos benefícios – BARU, fruto do baruzeiro, nativa da região do cerrado brasileiro e mais conhecida e consumida nos estados de Goiás, Mato Grosso e em parte do Maranhão.

De fato nas demais regiões ela não é muito conhecida mas temos bons motivos para desvendar  a Castanha de Baru, muito gostosa e com sabor que se assemelha ao amendoim. Rica em nutrientes, mineira e proteínas, e também tem ação antioxidante. Excelente fonte energética com 518 quilocalorias (kcal) em 100g do alimento. Apresenta elevado teor de lipídeos (cerca de 40% a 60%) e de proteínas (8% a 20%).

Inicialmente a castanha era consumida para ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL), proteger o coração de doenças cardiovasculares, diabetes, Alzheimer e câncer. Mas não é só pra isso que ela serve a castanha de baru acelera o metabolismo, favorecendo a melhor digestão de gorduras. Rica em ômega 9 ajuda a eliminar a gordura abdominal o que obviamente a torna um potente auxilio na perda de peso. Além de ser rica em fibra e auxiliar na saciedade.

Bom ressaltar que além desses benefícios, a desconhecida “Baru” tem poder afrodisíaco e ajuda aumentar a fertilidade masculina e feminina. Por ser rica em zinco, é considerada o “Viagra do cerrado”.

Esta castanha é consumida torrada como aperitivo, e também pode ser adicionada à receita de bolos, cookies, sopas e saladas.

Seu consumo poder ser também na forma de óleo, farinha ou, ainda, incrementar receitas substituindo outras oleaginosas como o amendoim, amêndoas, castanha de caju ou nozes.

Nutricionistas indicam consumi-la junto com uma fonte de vitamina C, para facilitar a absorção do ferro.

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Hospital Alta Colina

Instagram