CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS PODE OCORRER ATRAVÉS DOS OLHOS!

Você sabia que olhos são uma via de transmissão para o novo Coronavírus entrar no organismo?

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, dentre as manifestações oculares do Coronavírus está a conjuntivite, uma inflamação da conjuntiva que pode ser de origem viral, bacteriana, alérgica ou química.

A oftalmologista Letícia Naves explica que dentre os sintomas da conjuntivite estão ardor, coceira, dor, inchaço nas pálpebras, sensação de areia ao piscar, vermelhidão nos olhos, lacrimejamento, entre outros.

“A probabilidade de os pacientes com conjuntivites virais terem contraído o vírus antes mesmo do aparecimento dos outros sintomas correlacionados, devem ser levados em conta, pois o vírus pode causar a conjuntivites, um dos primeiros sintomas da Covid-19. A conjuntivite viral pode ser confundida por alergias sazonais, por isso, em caso de dúvida, é preciso consultar um especialista”, aconselha.

As autoridades de saúde acreditam que a conjuntivite se desenvolva em cerca de 1% a 3% das pessoas com Coronavírus. “As células da superfície ocular, incluindo a conjuntiva, são suscetíveis à infecção pelo Sars-Cov-2, causador da atual pandemia de Covid-19”, disse Letícia.

O oftalmologista Marcelo Menegati acrescenta ainda que além disso, na conjuntiva, existe uma enzima que ajuda o vírus a deslizar pelos poros e vasos sanguíneos.

“Então, se alguém infectado com à Covid-19, espirra ou tosse perto de uma pessoa e parte dessas gotículas atinge os olhos, o vírus poderá penetrar no corpo”.

Um estudo publicado na revista científica Jama Ophtamology, liderado pelo oftalmologista Ping Wu, do Yichang Central People’s Hospital, em Hubei, na China, aponta que o novo Coronavírus pode estar presente na lágrima de pacientes infectados pela covid-19.

“A lágrima contém grande quantidade de duas enzimas que facilitam a penetração do Coronavírus no organismo, por isso as pessoas devem higienizar as mãos com assiduidade e não as levar aos olhos, nariz ou boca. Também é preciso higienizar as lentes de contato, e evitar aglomerações, e se apresentar sinais de conjuntivite, consulte um oftalmologista”, aconselham os especialistas.

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram