COOCACER ARAGUARI REALIZA CONCURSO DE CAFÉ INÉDITO!
Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – Coocacer realiza concurso de café inédito para cooperados – 1° Concurso de Cafés e Qualidade da Coocacer Araguari que tem como objetivo incentivar e valorizar a produção de cafés de qualidade na nossa região, proporcionando ao consumidor, através dos parceiros da premiação, a oportunidade de degustar os melhores grãos produzidos em Araguari, Indianópolis e região.
O concurso é uma ferramenta de valorização dos cooperados que se dedicam na produção de cafés de qualidade durante anos. Vinte e quatro amostras foram classificadas e, na última sexta-feira (7), na sede da Coocacer, a imprensa e os produtores conheceram os dez finalistas da última etapa do concurso. São eles : Ângelo Trevisan, Emerson Cândido Costa, Evanete Peres Domingues, João Apolinário Souza, José Luiz Cavalaro, Marilza de Fátima Peternela, Nildinei Santarosa, Reinaldo Olini Rocha e Valter Moreira Peixoto.
A final do concurso acontece no dia 19 de novembro, no Ópera Hall na cidade de Araguari.
Além de troféu e certificado de premiação os vencedores receberão prêmios que chegam até R$ 20 mil.
CAFÉ DO CERRADO MINEIRO
Pra quem não sabe o Cerrado Mineiro é a primeira região produtora de café demarcada no Brasil, segundo decreto do Governo de Minas Gerais, desde abril de 1995, e possui status semelhante às mais famosas regiões produtoras de vinho. Esta região mineira abrange 55 municípios localizados no Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas, apresentando padrão edafoclimático uniforme, possibilitando a produção de cafés de alta qualidade e conta aproximadamente com 4.500 produtores de café, colocando no mercado mais de cinco milhões de sacas de café por ano.
Recentemente o café do cerrado mineiro foi mais valorizado ainda. Foi lançado internacionalmente, durante a Feira da Associação Americana de Cafés Especiais, realizada na cidade de Seattle, nos Estados Unidos, a denominação de origem do café do cerrado mineiro, que conquistou a primeira certificação de origem do café no Brasil, devido às características somadas ao saber fazer dos produtores. A conquista valorizou ainda mais o produto, principalmente no mercado externo.
O café produzido no Cerrado Mineiro resulta de um teor influenciado pelas características exclusivas da região, que possui perfeita definição das estações climáticas, com verão quente e úmido e inverno ameno e seco. Solo, clima, variedades plantadas e sistemas de cultivo conferem identidade única ao café do Cerrado Mineiro.
Fotos : Henrique Vieira