COOCACER LANÇA EM ARAGUARI IV CONCURSO CAFÉS DE QUALIDADE!

Fundamentado na promoção e apoio à melhoria dos processos de qualidade na produção, armazenamento, preparo e comercialização do café do cooperado, nesta quinta-feira, 26, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – Coocacer, recebeu em sua sede na cidade de Araguari no Triângulo Mineiro, cooperados, autoridades e imprensa para apresentação do IV Concurso de Cafés e Qualidade.

O Concurso é uma ferramenta de valorização dos cooperados que se dedicam na produção do café e tem como objetivo incentivar a produção de cafés de qualidade na região, proporcionando ao consumidor, através dos parceiros da premiação, a oportunidade de degustar os melhores grãos produzidos na região do Cerrado Mineiro.

Além do novo conceito do concurso 2019 e regulamento a Superintendente Executiva da Coocacer – Eliane Cristina, apresentou as seguintes da premiação desta 4ª edição:

Comenda Cooperado de Atitude

Prêmio Fazenda Sustentável

Reconhecimento “Cooperado Certificado”

Prêmio Cooperado Certificado do Ano

Campeão categoria “Gosto Popular”

Todos os finalistas do 10º ao 4º colocado de acordo com as normas e Regulamento, receberão um troféu de finalista e R$800,00 na saca do café.

Este ano a grande final do concurso acontece no dia 07 de dezembro, em noite de gala no Salão Nobre do Pica Pau Country Clube.

Além de troféu e certificado de premiação os vencedores receberão prêmios que chegam até R$ 21 mil.

 

CAFÉ DO CERRADO MINEIRO

Pra quem não sabe o Cerrado Mineiro é a primeira região produtora de café demarcada no Brasil, segundo decreto do Governo de Minas Gerais, desde abril de 1995, e possui status semelhante às mais famosas regiões produtoras de vinho. Esta região mineira abrange 55 municípios localizados no Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas, apresentando padrão edafoclimático uniforme, possibilitando a produção de cafés de alta qualidade e conta aproximadamente com 4.500 produtores de café, colocando no mercado mais de cinco milhões de sacas de café por ano.

Recentemente o café do cerrado mineiro foi mais valorizado ainda. Foi lançado internacionalmente, durante a Feira da Associação Americana de Cafés Especiais, realizada na cidade de Seattle, nos Estados Unidos, a denominação de origem do café do cerrado mineiro, que conquistou a primeira certificação de origem do café no Brasil, devido às características somadas ao saber fazer dos produtores. A conquista valorizou ainda mais o produto, principalmente no mercado externo.

O café produzido no Cerrado Mineiro resulta de um teor influenciado pelas características exclusivas da região, que possui perfeita definição das estações climáticas, com verão quente e úmido e inverno ameno e seco. Solo, clima, variedades plantadas e sistemas de cultivo conferem identidade única ao café do Cerrado Mineiro.

Fotos : Henrique Vieira

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram