DRENAGEM LINFÁTICA NO PÓS-OPERATÓRIO DA CIRURGIA PLÁSTICA!
Nos últimos anos a Cirurgia Plástica tem se tornado bem acessível e até mesmo comum, não é mesmo? Isso implica em uma sensação de banalização do processo como um todo. Esse é um tema que muito me preocupa. Toda intervenção cirúrgica tem procedimentos indispensáveis que determinam o sucesso da operação. O fato de estar mais fácil conseguir realizar aquela tão sonhada cirurgia estética não quer dizer que podemos transgredir os processos que envolvem uma intervenção cirúrgica.
Para toda Cirurgia Plástica, são necessários cuidados com o pré e pós-operatório. Esses dois momentos são tão importantes quanto o procedimento cirúrgico em si e influenciam diretamente nos resultados de uma cirurgia estética.
No pós-operatório de diversas cirurgias entra um cuidado importantíssimo – Drenagem Linfática Manual, grande aliada e fundamental na recuperação do organismo.
DRENAGEM LINFÁTICA
A Drenagem Linfática Manual (DLM), é um método de massagem altamente especializado, tendo como objetivo estimular a regeneração e a defesa dos tecidos, auxiliando o escoamento do líquido linfático (intersticial) e a eliminação das toxinas, devolvendo assim, o equilíbrio hídrico e homeostático do organismo. Apesar de ser uma massagem suave, a DLM produz efeitos profundos e sistêmicos, tendo contra-indicações absolutas e relativas, o que significa que não pode ser usado em qualquer caso, o que exige do profissional conhecimento maior em anatomia e fisiologia humana, principalmente em sistema linfático. Diferentemente de outras massagens, seu alvo principal não é o tecido muscular e sim o tecido conjuntivo conectivo. Age sobre a complexidade das funções deste tecido produzindo estímulos normalizantes. Seus movimentos suaves acompanham o ritmo biológico e reforçam a auto-regulagem do organismo.
Considerada fundamental no “pós”, traz benefícios para a saúde e potencializa o resultado da plástica estimulando o sistema linfático de forma que tenha maior agilidade em seu funcionamento, facilitando o escoamento dos líquidos excedentes entre as células, reduzindo o edema (inchaço), minimizando os hematomas, prevenindo aderências cicatriciais, fibroses, melhorando a circulação sanguínea e o retorno venoso, aumentando a oxigenação tecidual e até mesmo aliviando as dores. Assim, promove uma melhor recuperação e bem-estar ao paciente.
Clínica Estética Emiliana Marinho
Rua Vereador Alaor Alves de Melo, 03 – Sala 107 , Centro / Araguari MG
3241-2013 / 9 9204-0450