EMAGRECENDO COM CACAU PURO!
Pensou em cacau, pensou em chocolate e no ganho de peso né? Mas não é bem assim!
O consumo moderado de chocolate pode ajudar na saúde, bem como, na dieta. Não é o cacau do chocolate que vai te deixar gordinho, mas os demais ingredientes adicionados para a sua fabricação, como açúcar e gordura. Então, quanto maior a concentração de cacau no chocolate, mais rico em nutrientes e benéfico ele se torna para a nossa saúde.
Seus benefícios estão associados a presença de antioxidantes fenólicos. Os alimentos ricos em polifenóis desempenham uma ação antioxidante no nosso organismo. Estudos epidemiológicos sugerem fortemente que o consumo em longo prazo de dietas ricas em polifenóis oferece proteção contra o desenvolvimento de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e doenças neurodegenerativas.
Portanto o chocolate amargo com alto teor de cacau tem poderosa ação antioxidante ao organismo neutralizando os efeitos de danos celular causada pelos radicais livres (advindos do estresse, má alimentação, poluição, inflamações, obesidade).
Auxilia a vasodilatação sanguínea que junto com as outras ações podem prevenir doenças cardiovasculares. Ajuda também a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim).
Além de prevenir o câncer, o cacau na gravidez pode auxiliar na prevenção da pré-eclâmpsia (hipertensão). Alguns estudos sugerem que mulheres que consomem cacau ao menos 5 vezes na semana, têm 40% menos chance de desenvolver o problema.
Outro benefício é a elevação dos níveis de serotonina, dopamina e feniletilamina no sistema nervoso central, gerando aquela sensação de bem estar que a gente adora e todo mundo precisa.
Estimula a liberação de endorfinas e a elevação da disposição mental, devido a presença das aminas biogênicas, melhorando o humor e os quadros de depressão.
Além disso disso, ele também é aliado da beleza! Com alto alto poder hidratante, o cacau combate os radicais livres, evitando a oxidação das células.
E por fim, aquele benefício que irá te fazer consumir sem culpa. O Cacau contém substâncias, como a 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina, que age no sistema nervoso central, precisamente nos receptores que estimulam a vontade de comer doce. Esta ação controla o nosso desejo por açúcar mais facilmente. Menos consumo de açúcar, obviamente menos quilos também!