GIULIANO ANTÔNIO, O SAPATEADOR MINEIRO QUE TRABALHA COM A COREÓGRAFA DE BEYONCÉ!

Mineiro, araguarino Giuliano Antônio é o brasileiro que trabalha com a coreógrafa da icônica Beyoncé  – uma das mulheres mais poderosas deste planeta! Com mais de 50 milhões de discos vendidos, dezenas de hits que não saem de nossas cabeças, uma coleção invejável de prêmios (no VMA 2016 ela papou oito estatuetas, apenas), um maridão ‘big boss’ como o Jay Z, e uma filhinha maravilhosa como a Blue Ivy, ela chega na metade da casa dos 30 com tudo.

O esforço do brasileiro na busca pela realização profissional começou em 2005 quando iniciou seus estudos de sapateado em 2005 no Studio A de Dança através da parceria com o projeto Adote um Artista, desenvolvido pela Fundação FAMA.

O sapateador Giuliano Antonio, que já atuou como professor (de 2009 a 2017) inclusive professor de sapateado da minha filha Luíza, levou seu inconfundível ritmo e som para os Estados Unidos. Um dia foi e por lá ficou!

Giuliano possui em seu currículo mais de 25 prêmios em campeonatos de dança, destacando para os prêmios de melhor bailarino do Dançaraxá 2015, vencedor do Desafio Tap in Rio 2011, tetra-campeão solista masculino de sapateado no Dançaraxá e finalista da batalha de sapateado em Los Angeles 2014.

Como sapateador teve a oportunidade de participar de diversos festivais da área no Brasil, Estados Unidos e Argentina, destaque para Tap in Rio, Encontro dos Ritmos e Floripa Tap (nacionais) e LA Tap Fest, DC Tap Fest, Chicago Human Rhythm Project, New Orleans Tap Fest, Swingin Festival e Bojangles Tap Party (internacional).

Com a companhia profissional de sapateado Trupe Toe, dirigida por Marina Coura, se apresentou nas Olimpíadas do Rio 2016 e na Virada Cultural Paulista em 2015, além da turnê pelo Sesc na Dança com o espetáculo Recriando Linguagens do Sapateado Brasileiro pelo estado de Santa Catarina.

Como produtor vem desenvolvendo projetos na área do sapateado para a disseminação do conhecimento e intercâmbio entre sapateadores. Entre 2014 a 2017 produziu junto à Alexandra Gebrim Nader e Mariana Izidro o festival “TAP SHOW – Os pés não podem parar” em sua cidade natal, Araguari-MG.

Giuliano possui também em seu histórico performances de vários personagen. Nos Estados Unidos se apresentou em diversos lugares, dentre eles pelo Studio A de Dança em Los Angeles 2011 e Chicago 2014 e mais recentemente em Washington D.C. com o MYTE (Metropolitan Youth Tap Ensemble), dirigido por Charles Renato.

Em 2018 entrou para a companhia Sole Defined, dirigido por Ryan Johnson e Quynn Johnson. Ryan fez parte do elenco do Cirque de Solei e do mundialmente famoso Stomp. A companhia mistura sapateado com percussão corporal.

Marcado constantemente pela superação,em 2010 na sua segunda participação no Tap in Rio, por sinal como bolsista, Giuliano não tinha acesso à Chloe Arnold, a tão famosa sapateadora. Num determinado dia de sua estadia  o sapateador juntamente com amigos foram  para o calçadão de Copacabana  sapatear e juntar uns trocados para pagar pela aula de Chole que ficou sabendo e pediu autorização ao evento para os colocar dentro de sua sala, e ali teve seu primeiro contato com quem chama de mestra. Ao final a sapateadora disse que iria selecionar duas pessoas para representar o Brasil em Los Angeles naquele ano, sendo ele um dos escolhidos em meio aos melhores do cenário do sapateado nacional.

Formado em Publicidade e Propaganda pela Esamc Uberlândia, atualmente Giuliano presta assessoria de marketing para Chloe Arnold em suas redes sociais, com mais de 200k de seguidores, e está confirmado como professor no evento global que ela realiza em Washington, o DC Tap Fest, um dos maiores encontros mundiais de sapateadores. Chloe foi indicada ao Emmy Awards em 2018 como melhor coreografa e isso serve de grande inspiração para o sapateador.

Esta semana Giuliano no Brasil participando como professor e como gestor de marketing do Tap in Rio – um dos maiores festivais de sapateado da América Latina.

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Hospital Alta Colina

Instagram