IMEPAC INAUGURA MAIOR CENTRO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA DE MEDICINA DA AMÉRICA LATINA E CLÍNICA VETERINÁRIA!

Na noite de segunda-feira, 25 de março,foi inaugurado em Araguari, Triângulo Mineiro, o maior Centro de Simulação Realística de Medicina da América Latina. No mesmo complexo abriga a Clínica Veterinária Alaor de Oliveira, também inaugurada na ocasião.

Mais um arrojado empreendimento do IMEPAC, que motivado por melhorias permanentes na infraestrutura e excelência da qualidade do ensino ofertado e seguindo os preceitos da missão, visão e valores institucionais findados, abre as portas para atender a comunidade acadêmica, araguarinos, moradores das cidades vizinhas, e pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo, cumprindo um importante papel social e educacional.

O Centro de Simulação Realística Reitor Bonifácio Andrada reproduz o ambiente de um hospital real. O espaço possui aparelhos de última geração, além de consultórios, enfermaria e salas de cirurgia. O grande diferencial é que os “pacientes”, na verdade, são manequins capazes de reproduzir inúmeras situações de complicações médicas, desde sons e movimentos, até sintomas de enfermidades.

Dessa forma, os alunos aprendem desde os primeiros anos de estudo a dar diagnósticos mais precisos e são confrontados com as experiências que viverão no exercício da profissão. E um dos objetivos deste novo investimento no curso de Medicina do Imepac é colocar médicos capacitados no mercado, já que dados do Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), apontaram que no país acontecem mais de 148 óbitos diários em razão de falhas médicas que poderiam ser evitadas.

Clínica Veterinária é outra parte importante do empreendimento. Com quatro consultórios, sala de raio X, ultrassonografia e laboratório, o espaço tem capacidade de atender cerca de 40 animais todos os dias em consultas. O centro cirúrgico, construído em formato de auditório é vedado com vidros, o que permite que parte dos alunos, junto com professores realizam procedimentos cirúrgicos, enquanto outra parte acompanha com clareza e nitidez. As duas mesas cirúrgicas darão agilidade, permitindo que dois procedimentos sejam feitos ao mesmo tempo.

Todo o esforço empreendido pela instituição na construção do Centro de Simulação de referência também já vem sendo reconhecido pela comunidade médica internacional. Entre os dias 30 de abril e 03 de maio, o espaço será palco de um curso oferecido por pesquisadores norte-americanos, voltado para a formação de instrutores habilitados a oferecer ensino em simulação médica. É a primeira vez que a equipe do Center for Medical Simulation de Harvard vem à América Latina para ministrar aulas e capacitar profissionais.

Reconhecida a excelência da faculdade pelo Ministério da Educação, o IMEPAC recebeu o conceito máximo, nota 5, na avaliação feita pelo MEC em fevereiro.  A conquista atesta a qualidade da instituição e o comprometimento de toda equipe em oferecer à comunidade serviços de qualidade, colocando Araguari e região cada vez mais em evidência no cenário nacional e internacional.

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Hospital Alta Colina

Instagram