INTERNACIONAL FOTÓGRAFO LÉO FARIA, LANÇA EM UBERLÂNDIA SUA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL!

Referência internacional, considerado precursor e maior expoente da fotografia de Street Style do Brasil, Leo Faria lança sua primeira exposição fotográfica individual em sua terra natal, Uberlândia.

A amostra foi montada em um espaço de 1.000 metros quadrados no Centro Municipal de Cultura e conta com mais de 270 imagens feitas ao redor do mundo. A inauguração acontecerá no dia 03 de dezembro, a partir das 19h com a presença do fotógrafo Leo Faria e do curador Josué Mattos.

“Estou muito feliz porque depois de 14 anos morando fora de Uberlândia, eu tenho a oportunidade de compartilhar parte do que eu vi, vivi e produzi neste período. Esta exposição é uma oportunidade de gratidão, de retribuir à cidade, em forma de “encontros”, todo um carinho pela minha terra”.

A ideia da exposição “Ao encontro de”, surgiu após o curador Josué Mattos revisitar os milhares de arquivos fotográficos feitos durante anos de viagens pelo mundo – Hong Kong, Bangkok, Paris, Milão, Nova Iorque, Lima, Uberlândia, entre muitos outros – e perceber a potência de olhares e encontros diversos. O fotógrafo, durante toda a sua jornada, sempre teve o olhar pro diverso, à sua própria maioria, que para muitos, são consideradas minorias.

A amostra conta com o apoio da Canson, Canon, Beck’s, TV Integração e é uma realização do Centro Municipal de Cultura e Prefeitura de Uberlândia.

A exposição “Ao encontro de”, de acesso gratuito e aberta ao público, tem a necessidade de pré-agendamento das visitas presenciais pelo site aoencontrode.art.br , visando medidas de controle à COVID-19, além de permitir uma experiência de realidade virtual a partir de 07 de dezembro.

A exposição: Leo Faria – ao encontro de (texto curatorial)

Ao encontro de reúne imagens que reforçam a natureza complexa de diálogos solitários. Ecoam, em alguma medida, a questão elaborada por Virginia Woolf sobre o sujeito em conversa consigo: “mas quando o eu fala com o eu, quem é que fala?” Antes de responderem à questão, as imagens parecem ocupadas em tratar a necessidade de fragmentar as partes que compõem cada indivíduo para que vozes plurais possam emergir, falar, silenciar ou conversar umas com as outras.

Em tempos de isolamento social decorrente de ameaça à vida em cada canto do planeta, ir ao encontro da alteridade requer uma série de medidas em vista de conter contágios que transformaram o outro em figura fragilizada pelo invisível. Daí considerar o projeto Ao encontro de como a testemunha de existências que revertem leituras fornecidas à primeira vista pela imagem.

Aproximar a captura de instantes de pessoas em movimento e suscitar leituras inventivas, com enredos para cada figura fazem  da exposição um campo aberto à partilha de experiências que definem pessoas como organismos sensíveis envoltos em coragem, fragilidade, terror e esperança.

Sobre Leo Faria

Nascido em 23 de agosto de 1979, em Uberlândia – MG, Leo é formado em Publicidade, foi professor de criação e fotografia na Escola Superior de Marketing e Comunicação – ESAMC e, nos últimos 16 anos, se dedica exclusivamente à fotografia, sendo reconhecido como o precursor e maior expoente da fotografia de Street Style do Brasil.

Colabora com inúmeras publicações nacionais e internacionais, assinando editoriais e capas de moda, além de ser responsável por importantes campanhas publicitárias.

Em 2016, recebeu o prêmio de Melhor Fotografia de Moda do Ano pelo Prêmio Abril de Jornalismo.

Em 2017, lançou o primeiro livro de Street Style do Brasil, o Street Style Book – Moda em Movimento publicado pela Editora Abril associada à Revista Elle.

Fez e faz inúmeras palestras sobre sua trajetória e linguagem fotográfica. É o primeiro e único fotógrafo da América Latina a tornar-se embaixador da maior marca de papéis artísticos para fotografia, a Canson, uma marca francesa com 450 anos de história.

Realizou as seguintes exposições:

– Exposição Equals, na Bienal de São Paulo, durante a 44° edição da SPFW em agosto/2017.

– Exposição, palestra e workshop, no Museu de Fotografia de Fortaleza, em agosto de 2018.

– Exposição Work in Progress, durante a 47° edição da SPFW, em abril de 2019, com 300 metros quadrados, um estúdio de edição e tratamento, e uma molduraria em atividade durante todo período expositivo.

– Exposição Olhar à Terceira Pele durante a MADE/19, em agosto de 2019, que ocupou toda a rampa da Bienal de São Paulo com mais de 100 retratos impressos em tamanho real (1,10m X 2,00m).

Atualmente está trabalhando na execução de dois projetos: um que objetiva percorrer 40 países registrando cultura e comportamento através do vestuário contemporâneo; e outro que lança mão da antropologia visual para percorrer as camadas de relacionamento de 24 artistas com o mundo.

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram