JANEIRO BRANCO, EM FAVOR DA SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL!

Prestar mais atenção na saúde mental! Este é o objetivo da campanha ‘Janeiro Branco’, criada em 2014 e que, hoje, já virou lei nas cidades de Campinas – São Paulo e Uberlândia -Minas Gerais. Espalhado por todo o país, o projeto busca desvencilhar a ideia de que a psicologia é direcionada para loucos.

O tema saúde mental ainda está atrelado à “loucura” e, talvez, por esse motivo, algumas pessoas não cheguem, sequer, a falar sobre o assunto. Isso contribui para que continue como um tema tabu na sociedade. Compreender que as dores psíquicas também precisam, devem, e podem ser tratadas, é um fator crucial para que todos tenham saúde mental.

Dentre as consequências deste tabu estão desde as doenças menos aparentes, como o sentimento de não pertencimento, quanto uma esquizofrenia, por exemplo. E, cada uma delas, causa sofrimento, não somente para aquele que está passando pela situação, mas também para os seus.

Por isso “Janeiro Branco” ressalta a importância do cuidado com a saúde emocional, e sua validade para promover uma vida mais consciente e feliz. Uma campanha humanitária, que visa conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da própria saúde emocional e, também um despertar para a reflexão sobre nossa qualidade de vida e como estamos desenvolvendo nossas habilidades para alcançarmos esta vida mais feliz, com maior clareza das reais necessidades e da nossa vida e melhor organização dos nossos pensamentos.
E vocês sabiam? As doenças mentais e neurológicas, entre as quais estão a ansiedade, a depressão e o mal de Alzheimer, que leva à perda de funções cognitivas, atingem cerca de 700 milhões de pessoas no mundo, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, a estimativa é de que cerca de 1,2 milhão de pessoas, sobretudo idosas, sofram do mal crônico.

Segundo Luciana Andreolli, psicóloga da Med Care, empresa especializada em cuidados domiciliares que visa promover a conscientização sobre o tema, os cuidados com a saúde mental devem se estender a todas as faixas etárias, mas na terceira idade, alguns transtornos são apresentados com maior frequência. “Transtornos depressivos, cognitivos e fobias ocorrem mais em idosos, que também apresentam maior risco de suicídio e de desenvolver sintomas psiquiátricos induzidos por medicamentos”, disse.

Para ela, cuidados com alimentação são fundamentais para garantir saúde mental. “Além disso, é importante praticar exercícios físicos regularmente, bem como realizar atividades específicas para a mente, como como jogos, palavras cruzadas, leitura de livros, ver filmes e aprender novas habilidades”, afirmou.

Janeiro Branco, o conhecimento a seu favor!

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram