JUNHO É O MÊS DE VACINAR SEU CÃO CONTRA A CINOMOSE!
Você sabia?
Nos meses de junho e julho aumentam os casos de cinomose, uma doença grave e altamente contagiosa entre os cães. Nesse período, os donos devem verificar os cartões de vacinas dos animais para evitar que eles fiquem doentes.
A cinomose é causada por um vírus e transmitida por meio da inalação de partículas virais presentes no ar ou nas secreções de cães infectados. Os principais sintomas da doença são: febre, apatia, secreção nasal e ocular, vômito, diarreia, falta de coordenação motora e convulsões.
Triste não é mesmo?
Mas tem uma boa notícia nisso tudo!!
A doença pode ser evitada com uma simples vacina. Os cães devem ser vacinados a partir de 6 semanas de vida e devem receber três doses. Animais adultos devem reforçar a dose anualmente. “O contagio acontece com mais frequência em locais onde há grande concentração de animais como: parques, praças, feiras de animais e pet shops.
Por isso, é fundamental que os filhotes fiquem em casa até o completarem o ciclo das três doses da vacina”, disse a veterinária, Cláudia Lameirainha do Instituto Veterinário Ortofisio em Uberlândia.
De acordo com a veterinária, a cinomose é muito agressiva e 95% dos animais que desenvolvem a doença morrem. “É muito sofrido, mas quando a cinomose é diagnosticada no início é possível tratar os sintomas e o animal sobrevive. O cão, muitas vezes, fica com algumas sequelas, mas o tratamento com fisioterapia e acupuntura pode eliminar totalmente o problema e garantir total qualidade de vida do pet”, disse a veterinária.