KOMBUCHA, O CHÁ FERMENTADO QUE COMBATE O ESTRESSE E EMAGRECE!

Kombucha, certamente este nome você tem ouvido falar!

Mas e você sabe mesmo o que é a kombucha?

Vamos lá, a kombucha um chá milenar é uma bebida probiótica, produzida a partir da fermentação de chá (preto ou verde), açúcar cristal orgânico e a cultura de leveduras e bactérias, cujo resultado final é uma bebida naturalmente frisante, saborosa e muito refrescante, que promove a saúde intestinal, e fortalece o sistema imunológico.

Originada na China Antiga, há cerca de 2 mil anos atrás, a kombucha sempre foi conhecido como um medicamento natural, de ação anti-inflamatória, cujo principal objetivo era tratar doenças.

A partir das décadas de 1960 e 1970 a bebida conquistou o mundo depois de agradar o paladar dos hippies e naturalistas, que foram os responsáveis em difundir o uso do chá fermentado por todos os lugares.

Nos últimos dois anos, o mercado de kombucha vem crescendo em velocidade meteórica, o que é muito bom para a saúde da população.

Esta nova “bebida sensação” é feita a partir da infusão do chá preto ou verde orgânico, adoçado com açúcar cristal ou demerara, também orgânico.

Depois do chá adoçado e frio, é adicionado a colônia de leveduras e bactérias, chamada de Kombucha mãe ou SCOBY (Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast) e uma quantidade (cerca de 10% do volume total do chá adoçado) de kombucha pronta, que é o chá já fermentado.

Após estas etapas a Kombucha passará pela primeira fermentação que pode variar entre 7 e 21 dias. Após este processo, o chá fermentado será saborizado e envasado para a segunda fermentação, que dura de 2 a 5 dias.

Depois da segunda fermentação a Kombucha deve ser refrigerado (para bloquear o processo de fermentação e evitar que o recipiente se rompa) e já poderá ser consumido.

Na China Antiga ele era consumido como uma “espécie de remédio”, portanto, a lista de benefícios é enorme.

No processo de fermentação a cultura se alimenta do açúcar, em troca, ela produz uma série de substâncias valiosas para se formar a bebida. Dentre elas destacamos ácido glucurônico, ácido acético, ácido láctico, ácido glucônico, glucosaminas, vitaminas, enzimas, aminoácidos e algumas substâncias antibióticas. Os benefícios trazidos por estas substâncias são:

Desintoxicante: por se liga as toxinas eliminando-as pela urina;

Antimicrobiano;

Auxilia no processo do emagrecimento porque reduz o apetite;

Combate a bactéria H. pylori, umas das grandes causas de gastrite;

Prevene infecções e regula o transito intestinal, por combater bactérias e fungos causadores de doenças intestinais;

Combate o envelhecimento precoce por ser rico em antioxidantes;

Auxilia no processo da digestão pela presença de enzimas;

Reduz o estresse e combate a insônia

Sempre busquei hábitos e alimentação saudável mas não conhecia a bebida. Recentemente descobri o Kombucha do Cerrado (Orgânico). Apaixonei pelo sabor e sensação refrescante. Virou vício, não só pelo sabor mas também pelos benefícios que mais preciso sendo:  reduzir meu constante estresse fruto da minha louca rotina, bem como o estresse pré provas de corrida. Devido minhas dietas intermináveis e o próprio meu sistema imunológico vive em quedas consideráveis, consumir a bebida é fazer subir e fortalecer meu “sistema”. Lembrando que, dieta por vezes compromete o funcionamento do intestino e a kombucha auxilia a restauração da microbiota intestinal eliminando as bactérias patogênicas, descongestionando-o. E o último fator que pra mim é importantíssimo – controla saciedade, sendo assim, auxilia no emagrecimento.

Enfim, kombucha um chá fermentado.

Milenar, saudável e viciante!

Equilíbrio entre o doce e azedo, naturalmente frisante!

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram