KOMBUCHA, O CHÁ FERMENTADO QUE COMBATE O ESTRESSE E EMAGRECE!

Kombucha, certamente este nome você tem ouvido falar!

Mas e você sabe mesmo o que é a kombucha?

Vamos lá, a kombucha um chá milenar é uma bebida probiótica, produzida a partir da fermentação de chá (preto ou verde), açúcar cristal orgânico e a cultura de leveduras e bactérias, cujo resultado final é uma bebida naturalmente frisante, saborosa e muito refrescante, que promove a saúde intestinal, e fortalece o sistema imunológico.

Originada na China Antiga, há cerca de 2 mil anos atrás, a kombucha sempre foi conhecido como um medicamento natural, de ação anti-inflamatória, cujo principal objetivo era tratar doenças.

A partir das décadas de 1960 e 1970 a bebida conquistou o mundo depois de agradar o paladar dos hippies e naturalistas, que foram os responsáveis em difundir o uso do chá fermentado por todos os lugares.

Nos últimos dois anos, o mercado de kombucha vem crescendo em velocidade meteórica, o que é muito bom para a saúde da população.

Esta nova “bebida sensação” é feita a partir da infusão do chá preto ou verde orgânico, adoçado com açúcar cristal ou demerara, também orgânico.

Depois do chá adoçado e frio, é adicionado a colônia de leveduras e bactérias, chamada de Kombucha mãe ou SCOBY (Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast) e uma quantidade (cerca de 10% do volume total do chá adoçado) de kombucha pronta, que é o chá já fermentado.

Após estas etapas a Kombucha passará pela primeira fermentação que pode variar entre 7 e 21 dias. Após este processo, o chá fermentado será saborizado e envasado para a segunda fermentação, que dura de 2 a 5 dias.

Depois da segunda fermentação a Kombucha deve ser refrigerado (para bloquear o processo de fermentação e evitar que o recipiente se rompa) e já poderá ser consumido.

Na China Antiga ele era consumido como uma “espécie de remédio”, portanto, a lista de benefícios é enorme.

No processo de fermentação a cultura se alimenta do açúcar, em troca, ela produz uma série de substâncias valiosas para se formar a bebida. Dentre elas destacamos ácido glucurônico, ácido acético, ácido láctico, ácido glucônico, glucosaminas, vitaminas, enzimas, aminoácidos e algumas substâncias antibióticas. Os benefícios trazidos por estas substâncias são:

Desintoxicante: por se liga as toxinas eliminando-as pela urina;

Antimicrobiano;

Auxilia no processo do emagrecimento porque reduz o apetite;

Combate a bactéria H. pylori, umas das grandes causas de gastrite;

Prevene infecções e regula o transito intestinal, por combater bactérias e fungos causadores de doenças intestinais;

Combate o envelhecimento precoce por ser rico em antioxidantes;

Auxilia no processo da digestão pela presença de enzimas;

Reduz o estresse e combate a insônia

Sempre busquei hábitos e alimentação saudável mas não conhecia a bebida. Recentemente descobri o Kombucha do Cerrado (Orgânico). Apaixonei pelo sabor e sensação refrescante. Virou vício, não só pelo sabor mas também pelos benefícios que mais preciso sendo:  reduzir meu constante estresse fruto da minha louca rotina, bem como o estresse pré provas de corrida. Devido minhas dietas intermináveis e o próprio meu sistema imunológico vive em quedas consideráveis, consumir a bebida é fazer subir e fortalecer meu “sistema”. Lembrando que, dieta por vezes compromete o funcionamento do intestino e a kombucha auxilia a restauração da microbiota intestinal eliminando as bactérias patogênicas, descongestionando-o. E o último fator que pra mim é importantíssimo – controla saciedade, sendo assim, auxilia no emagrecimento.

Enfim, kombucha um chá fermentado.

Milenar, saudável e viciante!

Equilíbrio entre o doce e azedo, naturalmente frisante!

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
online free course
download coolpad firmware
Download WordPress Themes
lynda course free download

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram