O VINHO QUE COMBINA COM O FRIO!

Início do inverno no dia 21 de junho e o país tropical se prepara encarar baixas temperaturas depois que o mercúrio dos termômetros descerem.

Por entre agasalhos e casacos, muito vinho!

Realmente uma estação elegante, do look à bebida!

O período frio é propício para saborear muitos pratos, degustar e se aquecer com um bom e tradicional vinho.

E neste aquecimento os tintos são os mais indicados porque vão bem com carnes, massas, fondues, sopas, queijos, assados, risotos, pizza, ou seja, os pratos mais consumidos no inverno, além do fato de que, como toda bebida alcoólica, esquentam o corpo e geram uma sensação de satisfação.

O sommelier do Bretas, Ricardo Barbosa, explica que um vinho encorpado é sinônimo de teor alcoólico mais elevado, taninos (substâncias naturais relacionadas à estrutura) intensos e boa acidez. “A ingestão destes vinhos não é agressiva, já que são equilibrados em todos os pontos. O consumo de uma maior quantidade de álcool em cada dose promove a sensação de esquentar algumas partes do corpo”, explica.

Realmente não existe época mais apropriada para um tinto. Inúmeros rótulos, valores, nacionalidades e possibilidades…

A dica é,  tintos feitos de Cabernet Sauvignon, Shiraz australiana, a Garnacha da Espanha, a Malbec argentina e a Tannat do Brasil e do Uruguai. Eles costumam ser encorpados e robustos.

Tintos e tantos…

Lembrando que, investir em um vinho caro pode não ser a garantia do melhor sabor. Um rótulo não precisa ser caro pra ser bom, então vale sim experimentar os tipos mais baratos. A surpresa pode ser uma bebida com qualidade igual ou superior à das opções mais caras. O rótulo não depende  só do seu bolso, mas principalmente do seu gosto!

Nem todo luxo precisa ser caro, mas é certo que todo luxo merece ser apreciado com o respectivo protocolo. Assim é com o vinho, uma bebida indubitavelmente social, elegante e que, nos dias de hoje, pode ser encontrada no mercado a preços mais acessíveis, mas que nos exige um certo preparo para ser apreciado.

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram