OS BENEFÍCIOS DA FARINHA DE COCO!

E quem foi que disse que a farinha de coco não é saudável?

É sim! E além de saudável ela é saborosa, nutritiva e uma opção perfeita para dietas ou restrições alimentares.

Extremamente funcional, livre de glúten e com baixo índice glicêmico, a farinha de coco é um uma fonte poderosa de nutrientes essenciais o organismo.

Riquíssima em fibras tem potencial de melhorar a função intestinal e garantir a saciedade, o que consequentemente auxilia no processo de emagrecimento. Diminui os níveis de colesterol e acelera o metabolismo, aumentando a queima de gordura estocada no nosso corpo. 

Como ela é feita exatamente com a parte mais nutritiva da fruta, a farinha preserva todos os benefícios do coco.

DETALHANDO OS BENEFÍCIOS

A farinha de coco contém mesmo que em menor concentração que na fruta in natura e no óleo – ácidos graxos (gorduras) de cadeia média TCM`s, que podem auxiliar na perda de peso. Esses lipídios possuem digestão mais rápida que as demais gorduras saturadas (como o óleo de soja, por exemplo), e são estocados de maneira menos eficiente pelo organismo. E como são metabolizados diretamente no fígado – que os utiliza para suas próprias funções – não sobra energia para ser estocada na forma de gordura abdominal.

Outro efeito da metabolização direta dos TCM’s no fígado é um aumento do metabolismo, já que os ácidos graxos de cadeia média são absorvidos de maneira rápida e estimulam o funcionamento do órgão. Portanto o consumo da farinha acelera e muito o nosso metabolismo.

Já a perda de peso se dá pela grande quantidade de fibras, que irão retardar a digestão e serão assim responsáveis por nos manter saciados por mais tempo, e com uma quantidade menor de alimento.

Como fonte de fibra e sua grande quantidade de nutrientes, ela também diminui a absorção de LDL – o colesterol que não queremos – no intestino, o que leva a uma diminuição da quantidade da molécula na circulação, além de auxiliar no funcionamento do intestino e prevenir o câncer de colón.

Consumindo a farinha de coco estaremos prevenindo doenças cardiovasculares, afinal, mesmo livre de colesterol, ela atua reduzindo o “ruim” e aumentando o colesterol bom, o HDL, melhorando a saúde do nosso coração.

A farinha de coco também serve de controle da glicemia, impedindo as variações de açúcar no sangue. Por exemplo, quando você come um alimento de alto índice glicêmico (bolo, pães, biscoitos) o açúcar é absorvido de maneira tão rápida que sua glicose vai lá em cima. Como resultado a insulina entra em circulação e sua glicose despenca. Nesta condição seu cérebro recebe o sinal de que precisa de energia para elevar novamente a glicose, e lá vai você ficar com fome novamente mesmo tendo acabado de se alimentar. E no caso da farinha de coco, ela libera açúcar de maneira gradual, impedindo essas variações bruscas na glicemia e ajudando você a evitar aquela vontade desesperadora de comer um doce ou qualquer outra fonte rápida de energia.

E por fim, em tempos de intolerantes ao glúten, esta farinha é uma ótima alternativa para substituir à farinha de trigo, aquela temível farinha branca que tem papel fundamental no nosso ganho de peso.

Depois do sucesso do óleo de coco, agora chegou a vez de incluirmos a farinha em nossa dieta e usufruirmos dos seus benefícios.

Duas colheres de sobremesa de farinha de coco (20g) fornecem 2,6 gramas de proteína, 5,2 gramas de fibras, 8,9 g de gorduras (2/3 das quais são do tipo saturada) e somente 1 g de carboidratos.

Pode ser adicionada em receitas de bolos, pães e panquecas.

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Raquel Costa

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