POKE, GASTRONOMIA DO HAVAÍ QUE CONQUISTOU O BRASIL!

Depois da onda mexicana, japonesa e peruana agora é a vez do POKE – a tendência gastronômica do ano que é similar à comida japonesa!!

E sabe de onde vem esse novo hit que anda dominando nossa gastronomia nacional? Vem do Havaí e é quase o “arroz-com-feijão” de lá!

Mesmo tão distante, uma comida muito popular no Havaí e que conquistou o paladar dos brasileiros.

O Poke apenas lembra a culinária japonesa e também o ceviche peruano. Diferente do sashimi, já que o peixe fica levemente marinado por conta do contato com o molho, e também não é a mesma coisa que um ceviche. Isso porque o prato peruano tem molho à base de limão, cujo ácido desencadeia um processo semelhante ao cozimento.

A base do Poke leva peixe cru cortado em cubos, arroz, folhas, algas e frutas, tudo servido em um potinho de plástico ou na tigela de porcelana e sempre com bastante shoyu.

POKE DO HAVAÍ

O poke mais próximo do comumente encontrado no Havaí é o que leva uma base de arroz Gohan (arroz japonês, o mesmo usado no sushi) ou folhas, atum cru marinado em molho à base de shoyu e óleo de gergelim e acompanhado de fatias finas de abacate, algas e gergelim. Mas podem existir inúmeras variações.

CURIOSIDADES

Poke é uma palavra havaiana que significa cortar, fatiar e nasceu como prato caseiro feito à base de atum-albacora-havaiano ou atum ahi, um peixe bem comum daquela região. O prato foi criado por pescadores e muito apreciado por surfistas, pois, além de leve, alimenta bem.

Segundo especialistas em gastronomia os pratos mais comuns do Havaí são o resultado de uma mistura de tradições de diversos lugares, entre eles a Ásia, mais especificamente o Japão, por isso o uso de peixe cru, shoyu e arroz, por exemplo.

Multiplica o Poke Senhor!

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram