SHIMEJI, MAIS PROTEICO QUE A CARNE VERMELHA!
Alimento é energia e tudo que nos alimenta tem uma proposta para nosso organismo, seja ela de cura, de reposição, ingestão de vitaminas, proteínas, cálcio, energia, ferro, entre outras. A busca pela saúde trouxe muitos seguidores, não somente os que procuram uma cura para o corpo, mas também para aqueles que estão em busca de qualidade de vida ou prevenir doenças.
Alguns alimentos naturais, que trazem benefícios e são muito saborosos, estão conquistando cada vez mais o mundo ocidental. É o caso do Shimeji, uma espécie de cogumelo muito comercializado na China, mas que atualmente é produzido e consumido nos quatro cantos do mundo.
Rico em vitamina B1, com baixo índice calórico e alto valor nutricional, ele contém pouca gordura, muitas fibras e minerais, e elevado valor protéico, sendo o carro-chefe nutricional do cogumelo. Acredite, o Shimeji garante tanta proteína quanto a da carne vermelha (e engorda menos!)
Dá para dizer que quatro colheres de sopa equivalem a um bife de carne vermelha pequeno. Contém uma composição privilegiada de aminoácidos essenciais, aqueles nutrientes fundamentais para o metabolismo funcionar a pleno vapor e que o nosso corpo não sintetiza sozinho. Outra grande vantagem dele sobre a carne está na baixa quantidade de gorduras. Enquanto 100 gramas de contrafilé têm cerca de 13 gramas de lipídios, a mesma quantidade de cogumelo não ultrapassa um grama de gordura. Aí, não importa se você é fã da proteína para ganhar músculos ou se quer emagrecer comendo menos carboidrato, o ponto vai para o cogumelo.
Então para os adeptos das dietas ricas em proteína para ganho de massa magra ou para dietas menos calóricas, segue uma receita para quem quer aproveitar o potencial desse cogumelo.
SHIMEJI NA MANTEIGA
Ingredientes
200 gr de shimeji
1 colher (sopa) de manteiga
1/4 colher (sopa) de shoyu
1/2 colher(es) (chá)
Cebolinha picada
Sal a gosto
Modo de preparo
Coloque os cogumelos em um escorredor, corte as bases dos shimeji fora e lave rapidamente na água corrente. Deixe escorrer (os cogumelos absorvem muita água por serem porosos, isso faz com que soltem muito líquido durante o cozimento).
Leve uma frigideira ao fogo alto. Quando aquecer acrescente a manteiga, sem queimá-la e em seguida acrescenta o shimeji. Deixe no fogo alto por três minutos. Não mexa com colher (para não soltar mais líquido), apenas faça movimentos circulares com a frigideira. Acrescente o molho de soja e o sal, e mantenha no fogo por mais um minuto.
Desligue o fogo e salpique a cebolinha. Sirva quente.