TÂMARA, ALÍVIO MUSCULAR E CANSAÇO!

Uma tâmara, dizem os povos árabes, é o suficiente para um beduíno se manter em marcha por três dias. No primeiro dia, o nômade come a pele, no segundo se delicia com o fruto e no terceiro acaba com o caroço. A fruta está também envolta em outras tradições e carrega diversos significados. Por exemplo, é considerada sagrada para algumas populações e a presença de uma tamareira junto às casas indica hospitalidade para outras.

No Brasil,  a tâmara é encontrada na região Nordeste, em especial na Bahia, e é mais comumente encontrada nos mercados durante o período de Natal.

A tâmara, apesar de pequena, possui um perfil nutricional muito interessante, principalmente se levarmos em consideração a quantidade de fibras.

Além dos altos níveis de fibra, a tâmara apresenta diversos minerais, como potássio, zinco, magnésio, cálcio, fósforo e ferro. Conta também com vitaminas A, K, a riboflavina, a niacina, o folato (ácido fólico) e a tiamina. Para se ter ideia dos seus benefícios, uma única tâmara pode ter até três vezes mais potássio do que uma banana.

É considerada uma excelente fonte de desse nutriente, uma vez que 100 gramas da fruta apresentam 8 gramas de fibra. Isso representa 35% das necessidades diárias de um ser humano adulto.

Além disso, possui um bom aporte energético. 100 gramas da fruta seca possuem 282 calorias.

Dentre as vitaminas e os minerais, as tâmaras se destacam pela quantidade de potássio presente em sua composição. Cada 100 gramas apresentam 656 miligramas de potássio.

Para a turma da corrida, o potássio da tâmara é um grande aliado dos atletas, pois ajuda a evitar a fadiga muscular e o cansaço. Para surtir efeito, o ideal é consumir a frutinha antes do treino. O consumo ideal sugerido por dia é de 180 g, que  corresponde a uma média a 280 calorias.  Para quem treina, uma a duas unidades de tâmara antes da caminhada ou corrida, já que é uma fonte maravilhosa de energia natural

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram