UNIVERSITÁRIA NEGRA VENCE O MISS ESTADOS UNIDOS 2020!
Nesta segunda-feira, 9, foi eleita no palco do Graceland Exhibition Center em Memphis, no Tennessee, a nova Miss Estados Unidos.
Asya Branch, uma estudante da Universidade do Mississippi nascida em Booneville e dona de uma marca de cosméticos chamada “Branch Beauty”, foi coroada, depois que a pandemia de coronavírus atrasou o evento por vários meses.
Ela é a primeira afro-americana a representar Mississippi e a primeira a dar o título para o estado no concurso que, até então, nunca havia vencido. Mississipi é marcado pelo passado de trabalho escravo dos negros até a Guerra Civil e pela supressão de direitos civis para a comunidade, que foi mudando lentamente de cenário em 1969 — quando escolas ainda eram segregadas racialmente.
Com base em uma experiência pessoal com o pai encarcerado, a nova Miss defende a reforma no sistema judicial .
“Aprendi o quão injusto nosso sistema de justiça realmente é. Aprendi que muitas pessoas atrás das grades não pertencem realmente a esse lugar. Aprendi que o racismo sistêmico realmente existe. Aprendi que o encarceramento é uma sentença familiar compartilhada”, escreveu nas redes sociais quando foi coroada Miss Mississippi.
Asya Branch irá representar os EUA no concurso de Miss Universo.