VINHO TAMBÉM É BEBIDA DE VERÃO!

Ao eventual consumidor de vinhos, o verão pode parecer uma época inapropriada para o seu consumo. As baixas temperaturas do inverno, associadas a refeições mais suntuosas e condimentadas, nos levam à direta associação com os vinhos tintos, encorpados, que aquecem a garganta ao primeiro gole – mas se as uvas tintas dominam a estação mais fria do ano, o verão é época de brancos, roses e espumantes, mais leves, ácidos e refrescantes.

Castas como a Chardonnay, Sauvignon-blanc e Riesling lideram a lista de mais indicadas para a época, pois originam vinhos com menor teor alcoólico e que costumam ser mais secos e leves, jovens e menos complexos, casando perfeitamente com pratos característicos do verão.

Todas as três variedades pedem uma temperatura entre 8° e 10° graus para o seu consumo – uma temperatura inferior pode anestesiar a boca, diminuindo a capacidade de apreciação do vinho. Mantém melhor o aspecto frutado herdado da polpa da uva, normalmente o resultado de um período curto de contato com as cascas e período de envelhecimento breve. E no caso específico do espumante, a leveza é ainda maior graças à gaseificação, quer seja ela natural ou provocada pela adição mecânica do gás carbônico.

Já os vinhos rosés, outrora relegados ao título de bebida de segunda categoria, contam com enorme popularidade tanto na França como em Portugal. Os melhores do mundo, produzidos a partir de uva tinta, cuja casca passa apenas poucas horas em contato com o mosto para dar cor, são produzidos na região de Provence, na França, embora o Brasil tenha também excelentes vinhos rosés, como os produzidos a partir da uva Malbec em Santa Catarina e na Serra Gaúcha.

Contudo não há necessidade de os fãs de tintos exasperarem-se: embora preferências não se discutam, existem tintos também apropriados para o verão. Entre os recomendados estão tintos mais jovens, mais frutados e com menor amadeiramento. Desde que consumidos a uma temperatura entre 15° e 13° graus, não há malefício ou perda de qualidade alguma ao se consumir um bom copo de vinho tinto como estes numa noite mais quente.

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram