XILITOL, O ADOÇANTE SIMILAR AO AÇÚCAR!
Você sabia que em alguns séculos atrás, o açúcar que vem da cana mas que chega processado a nossa mesa, era raramente consumido?
Sim! E não fazia falta alguma, até mesmo porque além de não conter componentes nutricionais é um produto resultado de um processo físico químico com agentes de moagem, adição de clarificantes e aditivos químicos que podem ser causadores de danos à saúde inclusive cancerígenos. Danos esses que justificam claramente a exclusão do açúcar da nossa rotina alimentar. Desnecessário até mesmo porque os carboidratos que são necessários para produzir energia para o nosso corpo, também são encontrados nos cereais integrais, verduras, legumes e frutas.
Ok! Mas não dá pra viver sem o doce do açúcar né? E não dá mesmo. Mas nem todos os adoçantes são do bem.
O aspartame tem sido apontado por alguns estudos como cancerígeno e causador de danos ao cérebro. O ácido aspártico se converte em glutamato, substância que excita os neurônios e, em excesso, pode levá-los à morte. E cuidado, você pode não usar essas gotinhas vilãs no teu café ou suco, mas bebem refrigerantes light, diet e zero ricos em aspartame.
Quanto à sacarina e o ciclamto – também são prejudiciais à saúde. O Ociclamato pode potencializar carcinógenos e a sacarina já foi culpada por aumentar risco de câncer de bexiga em alguns estudos.
E a sucralose? De acordo com alguns especialistas ela elimina a flora bacteriana boa do nosso intestino, responsável, dentre outras coisas, pela imunidade e absorção de nutrientes adequada. E dentro do nosso organismo forma ácido hipocloroso, um radical livre que em excesso pode acelerar envelhecimento, causar doenças e inclusive prejudicar o emagrecimento. Portanto, diga não à sucralose!
Já as opções mais naturais, como o xarope de agave, também pode ser banido da dieta por ser constituído praticamente por frutose e, apesar de ter baixo índice glicêmico, fica no nosso organismo muito suscetível a se unir às proteínas e caramelizá-las, gerando substâncias maléficas que danificam os órgãos e destroem o colágeno da nossa pele.
Mas calma, já pode ser encontrado no mercado os “adoçantes do bem”.
Um deles é a stevia que falei em outro post. Mas muita gente me queixou do seu amargo sabor residual característico.
Em busca de uma segunda opção conheci o Xilitol 100% natural, extraído de madeira natural certificada por fermentação natural (sem transgênicos, sem solventes). Seu sabor é quase idêntico ao do açúcar comum. Seu índice glicêmico é 7, enquanto o açúcar comum é 70, não estimula a liberação de insulina e possui 40% menos calorias que o açúcar.
Em Araguari eu encontrei na Punk Nutrition – Rua Rui Barbosa, 335 / 3513-7566 / @punknutrition
Melhor para a natureza e melhor para o nosso corpo!