COMO SURGIRAM OS OVOS DE CHOCOLATE NA CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA?

Páscoa…. Qual a relação existente entre essa celebração de caráter religioso com o hábito de se presentear as pessoas com ovos de chocolate?

Bem antes do cristianismo se tornar uma religião, em várias antigas culturas espalhadas no Mediterrâneo, no Leste Europeu e no Oriente, o uso do ovo de galinha como presente era algo bastante comum. Em geral, esse tipo de manifestação acontecia quando os fenômenos naturais anunciavam a chegada da primavera. A troca acontecia no Equinócio de 21 de março para celebrar o fim do inverno e o início da primavera (no Brasil, fim do verão e início do outono).

A entrada destes símbolos para o conjunto de festividades cristãs aconteceu com a organização do Concilio de Niceia, em 325 d.C.. Neste período, os clérigos tinham a expressa preocupação de ampliar o seu número de fiéis por meio da adaptação de algumas antigas tradições e símbolos religiosos a outros eventos relacionados ao ideário cristão. A partir de então, observaríamos a pintura de vários ovos com imagens de Jesus Cristo e sua mãe, Maria.

No auge do período medieval, nobres e reis de condição mais abastada costumavam comemorar a Páscoa presenteando os seus com o uso de ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas.

Portanto, quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. Assim como a ave que está dentro dele precisa quebrar a casca para nascer, Cristo precisou romper o sepulcro para ressuscitar. Naquela época,  as pessoas trocavam ovos de galinha decorados.

Apenas séculos mais tarde o ovo começou a ser feito de açúcar e já no século XIX se tornou de chocolate, pelas confeiteiras francesas que adotaram o chocolate apenas como matéria-prima dos ovos presenteados na época passando por décadas e se tornando até hoje uma tradição.

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram