MAÇA, PRATA, OURO, NANICA OU DA TERRA. QUAL BANANA É MELHOR PRA DIETA?

Considerada a fruta mais consumida no mundo a banana é um superalimento por ser rica em carboidratos, vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além da grande concentração de potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, C e do complexo B, ela é rica em fibra alimentar e compostos fenólicos.

Dentre os inúmeros benefícios a banana previne o envelhecimento precoce, fornece energia para prática de exercícios, evita a fadiga muscular durante o treino, dá sensação de prazer e bem-estar, combate a insônia, auxilia na redução do estresse e da irritabilidade e alivia a tensão pré-menstrual, regula o intestino e o sistema circulatório, equilibra as funções cerebrais e protege os ossos.

O consumo regular da farinha ou biomassa de banana verde tira a fome, diminui o acúmulo de gordura corporal e auxilia a prevenção de doenças do coração.

Mas muito cuidado, a depender da banana de aliada na dieta ela pode ser transformar em vilã.

Vamos às diferenças.

Banana nanica é uma das bananas mais populares do Brasil por ser bem doce e ter um aroma super gostoso. Rica em vitaminas B1, B5, B e C, ela tem também efeito laxante. Cada porção tem 98 kcal e 373 mg de potássio.

A Banana da terra é a qualidade com maior quantidade de vitaminas A e C, além de ser a maior espécie do Brasil. Além de muito calórica ela é bastante indigesta se consumida crua. Com 115 kcal a cada 100 g e 462 mg de potássio, a banana da terra é a variedade de maior tamanho.

Banana-prata com 89 kcal a cada 100 g e 358 mg de potássio, é uma das menos calóricas e de maior durabilidade. Por isto é a banana mais consumida pelos brasileiros. Sua polpa é bem consistente e pouco doce, o que faz dela o tipo ideal para se fazer bananada.

A Banana-ouro é a menor no tamanho e a maior em quantidade de calorias com 112 kcal por porção e 355 mg de potássio. É a menor banana dos tipos nacionais e sua polpa é doce e perfumada.

Banana maçã de polpa doce e branquinha, por ser fácil de digerir ela é muito consumida por idosos e crianças. Possui 89 kcal a cada 100 g e 358 mg de potássio, é a variedade capaz de prender o intestino. Para evitar a prisão de ventre seu consumo deve ser moderado.

E qual a melhor?

Se for para fornecer mais energia e potássio ao mesmo tempo, o ideal é consumir a banana da terra. Se for para ter apenas mais potássio escolha a banana nanica. E no caso de escolher as menos calóricas escolha banana prata ou maçã.

Dica* Em Araguari a Biomassa de Banana Verde se encontra no Supermercado Badião

3242-5491 e 3512-2500

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram