O PORQUÊ DE TANTA VONTADE DE COMER DOCES!

E basta visualizar um doce na vitrine e lá estamos nós com olhos vidrados e salivando. Daí vem a culpa e depois dela os quilos da balança e da consciência. Mas saiba que a vontade de comer doce não é apenas uma tentação, existem algumas explicações. Vejamos :

1) Hábito – Todo hábito é criado através de repetições. Se você acostuma seu organismo a comer doces sempre após as refeições, você automaticamente terá sempre aquela necessidade. Que tal sofrer por uns dias e perder este hábito?

2) Carências Nutricionais – A falta de alguns nutrientes como magnésio e cromo aumentam o desejo por doces. O consumo de alimentos ricos nesses nutrientes, como, cacau em pó, amêndoas e levedo de cerveja podem diminuir este desejo.

3) Alimentação Errada – Uma alimentação rica em refinados pode causar desequilíbrios nos níveis de glicose no sangue aumentando a vontade do doce. Por isto dê preferência aos carboidratos das raízes que são nutritivos e promovem um aumento gradual de glicose.

4) Baixo Consumo de Gorduras ou Proteínas – Equilibre suas refeições para que tenham sempre fontes de gorduras boas ( azeite, abacate e castanhas ) e fontes proteicas ( peixe, ovo, quinua, grão de bico ), assim seu corpo estará nutrido e saciado.

5) Ansiedade – Aí entra a danadinha da serotonina que desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas. Ela é a responsável por melhorar o humor e tem sido relacionada a aumento do desejo de ingerir doces. Com taxas normais de serotonina, a pessoa atinge mais facilmente a saciedade e consegue maior controle sobre a ingestão de açúcares. Medicamentos que aumentam a taxa de serotonina são cada vez mais utilizados para emagrecer. A sibutramina e a fluoxetina, medicamentos antidepressivos, costumam proporcionar maior controle sobre o apetite, especialmente para doces. Mas que tal uma alimentação rica em proteínas? Carne bovina e de peru, peixe, leite e seus derivados, amendoim, tâmara, banana, contêm triptofano, um nutriente que ajuda a combater os efeitos da falta de serotonina.

Nutricionista – Ana Lara Rocha  CRN9-16423/P (34) 9 9142-8256 *IG @nutrianalararocha

SNC Suplementos Uberlândia (34) 3237-2777/ (34) 9 9164-8504

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram