PORQUE PACIENTES DA CIRURGIA BARIÁTRICA VOLTAM A ENGORDAR?

Um estudo divulgado recentemente pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP mostrou que um dos motivos pelos quais pessoas que passaram por cirurgia bariátrica voltam a engordar é a falha na produção de um hormônio chamado GLP-1, responsável por avisar ao cérebro que estamos saciados. Se esse aviso demora a chegar, a pessoa continua comendo.

 De acordo com o cirurgião bariátrico da Clínica LEV, Luís Augusto Mattar, cada caso em específico precisa ser avaliado. “Hoje 20% dos pacientes que operamos voltam a engordar e as causas em sua maioria são comportamentais. Não podemos dizer que queda na produção deste hormônio é o único fator que provoca o reganho de peso. Esta é apenas uma pequena perspectiva para entendemos melhor o processo complexo, no qual vários fatores interferem no reganho de peso após a cirurgia”, explica.

O que já se sabe é que para ficar em paz com a balança a mudança no estilo de vida é necessária. Por isso, é essencial que as pessoas que se submetem a cirurgia bariátrica tenham acompanhamento multidisciplinar com psicólogo, nutricionista e endocrinologista antes e depois do procedimento. “Os pacientes precisam das orientações desses profissionais para entender que a cirurgia não é uma cura. É uma ajuda no processo de emagrecimento e é preciso que eles mudem os hábitos de vida para que dê certo”, afirma a psicóloga, especialista em obesidade da Clínica LEV, Alessandra Mattar.

 PLASMA DE ARGÔNIO

Para quem já fez a cirurgia bariátrica, mas voltou a engordar, também existe um procedimento que pode fazer com que o paciente volte a perder peso, que é chamado de plasma de argônio. “Com a cirurgia, a passagem do estômago para o intestino fica com cerca de um centímetro, o que dificulta a passagem dos alimentos e a pessoa terá saciedade prolongada. Com o passar do tempo, essa passagem vai se alargando naturalmente. Os alimentos, então, passam com mais facilidade e a pessoa consegue comer mais em períodos curtos, o que gera um novo ganho de peso. Por meio de endoscopia, nós fazemos o plasma de argônio, que é basicamente cauterizar essa passagem fazendo com que ela fique menor”, explica Luís Augusto.

 SOBRE A LEV

A Clínica Lev – Centro Avançado de Controle de Peso oferece tratamento completo no combate a obesidade, apostando na abordagem multiprofissional, como alicerce para a mudança de hábitos e sucesso a longo prazo. Trabalha com um novo conceito de tratamento do excesso de peso em todos os seus graus e aspectos, valorizando tanto a saúde física, quanto psíquica do paciente. Reúne uma equipe multidisciplinar altamente especializada em perda de peso e manutenção desta perda, composta por: cirurgiões, endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e enfermeiras trabalhando em total harmonia transformando o acompanhamento integrado em sucesso absoluto, tanto na saúde como na autoestima dos seus pacientes.

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram