SEGUNDO CONGRESSO DE EDUCAÇÃO É REALIZADO EM UBERLÂNDIA!

Neste sábado, 29, a cidade de Uberlândia sediou a segunda edição do Congresso de Educação do Colégio Nacional.

O evento realizado no Castelli Eventos, contou com a participação especial da socióloga Lourdes Atié. Com o tema “Escola Necessária” o congresso possibilitou pais, responsáveis e educadores uma discussão sobre a instituição educacional adequada ao estudante do século XXI.

É fato que o mundo tem mudado muito e rapidamente. No passado, o mais importante era ter seu pedaço de terra, depois, na Revolução Industrial, ser o dono dos meios de produção. Hoje, o que se exige dos estudantes não é mais um acúmulo de informações, até porque computadores e smartphones cumprem esta função, sendo fundamental que os jovens desenvolvam competências.

Por muito tempo, as escolas destacaram o conhecimento, uma única competência. Para se adequar à realidade atual, é necessário que o estudante saiba trabalhar em colaboração, desenvolva empatia pelo outro, tenha domínio de redes sociais, criatividade para resolver situações-problemas, visão sistêmica de sustentabilidade.

A escola atual tem a função imprescindível de se preocupar com estas questões, inclusive delimitadas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), nas quais a educação tradicional tem falhado sistematicamente.

O Colégio Nacional acredita que para resolver a situação de construir uma escola que faça sentido, cada agrupamento tem um pedaço dessa resposta: estudante, professor, escola, família, é uma construção coletiva.

De acordo com o professor Wagner Machado, Diretor da Unidade México do Colégio Nacional, “todo processo capacita o desenrolar de um ser humano mais completo, capaz de influenciar o espaço e o mundo em que vive”.

Raquel Costa

Publicidade

Últimas postagens

Parceiros

Instagram