VINHO QUENTE PRA ESQUENTAR DO FRIO E MATAR “SAUDADE JUNINA”!
Junho está chegando trazendo o frio, mas desta vez, desacompanhado da festança junina.
Sem aglomeração devido a pandemia do novo coronavírus, 2020 não vai registrar no calendário as Festas Juninas, mas a “gastronomia de São João”, não vão sair do calendário e muito menos da nossa cozinha.
Em modo “Home” com um baita frio batendo na porta, uma bebida junina cai bem.
Vinho por exemplo, esquenta, e ser for vinho quente com gostinho junino então? Esquenta mais ainda!
Muito ligado às festividades juninas brasileiras, o vinho quente, chamado de “mulled wine”, em inglês, é consumido em todo o mundo, sempre nas estações mais frias do ano.
Por questões regionais, o vinho quente e o quentão podem ser considerados sinônimos em alguns locais, mas seguindo as receitas tradicionais, o quentão não é feito com vinho e sim com cachaça.
A origem exata do vinho quente é incerta. Só que existem diversas histórias, algumas bem antigas, sobre sua importância. Os egípcios o consideravam um elixir, já o filósofo Hipócrates o prescrevia como um tônico medicinal e a Deusa Circe preparava a bebida para a tripulação de Odisseu.
No Brasil, a história do vinho quente começa com a chegada dos portugueses. Na Europa, existiam diversas festas durante o solstício de verão, que marcavam o início das colheitas.
Nesse período, a Deusa Juno, esposa de Júpiter, era homenageada e essas comemorações eram chamadas de Junônias.
Esse período também coincidia com as datas que homenageavam o nascimento de João Batista e outros santos, todos no mês de junho. Como o catolicismo estava crescendo muito nessa época, a Igreja Católica oficializou as comemorações com o nome de Joaninas, uma referência a João.
Como Portugal foi um dos primeiros países a adotar essas comemorações católicas, acabou trazendo essa tradição para o Brasil, que até hoje mantém as festas, agora chamadas de juninas. E essas festas eram regadas com muitas comidas e bebidas, entre elas, o vinho quente que, entre os principais ingredientes, leva vinho, frutas cítricas e muitas especiarias.
Atualmente é possível encontrar diversas receitas, das mais tradicionais às mais modernas, que possuem ingredientes como abacaxi, limão, maçã, mel, gengibre, pimenta.
De olho na tela e a receita de Vinho Quente com maçãs.
Gengibre
Canela em pau
1 1/2 xícara de açúcar
Cravo da índia a gosto
1 l de água mais 1/2 copo americano de água
1 l de suco de laranja
1 l de vinho tinto
2 maçãs pequenas picadas
MODO DE PREPARO
Queime o açúcar com o gengibre, a canela em pau e o cravo da índia. Coloque a água e deixe até ferver. Em seguida, coloque o suco de laranja e deixe até levantar fervura.